Oi gente!!!
Estamos começando aqui uma série de posts que tratarão sobre assuntos relacionados à Educação Especial Inclusiva... tudo para deixar suas aulas mais dinâmicas e atrativas com esta turminha pra lá de especial! 
É importante que o professor seja realista quanto às dificuldades de seu aluno especial. Uma das maiores dificuldades, em geral, é a dificuldade de interação desse aluno com os colegas. É muito freqüente, em salas da pré-escola, que as meninas tendam a proteger e amparar esse aluno. Esse comportamento deve ser incentivado com naturalidade. A interação não deve ser imposta, mas deve ser incentivada, e, se necessário, estimulada, por meio de algumas estratégias. 
 Aí estão algumas dicas que vão te ajudar: 
- ofereça-lhe coisas interessantes, como comidas ou brinquedos;
 - ofereça-lhe ajuda;
 - peça-lhe ajuda;
 - faça-lhe algum elogio (elogie um desenho ou atividade executada com sucesso);
 - dê-lhe sinais de afeto, tal como levá-la pela mão ao parque;
 - faça-lhe perguntas;
 - obtenha a sua atenção;
 - persista até obter a resposta da criança autista.
 - Jogos, nos quais cada aluno tenha que esperar sua vez são importantes para todas as crianças.
 - Por outro lado, deve ser incentivado que a criança autista seja responsável por alguma atividade importante, tal como distribuição de material ou lanche.
 
Dicas do livro Livro - Saberes e Práticas da Inclusão. Fonte:http://pragentemiuda.blogspot.com/2007/01/como-interagir-com-um-aluno-especial.html























0 comentários:
Postar um comentário