0

Dinâmica do espelho

Muito boa essa dinâmica, para reflexão de como somos especiais- somos únicos!
 
Trabalhar características pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Refletir sobre a importância de cada pessoa no grupo.

Material: 01 espelho dentro de 01 caixa.
Procedimento:
- Falem para os alunos, mostrando a caixa fechada: “Aqui dentro tem uma foto de uma pessoa muito importante para o grupo".
- Solicitem para um aluno olhar para dentro da caixa e dizer as características dessa pessoa, para que o grupo descubra quem é a personagem. Repitam a atividade com no máximo 5 pessoas, tendo em vista o fator tempo.

Observações:
Se alguém do grupo souber como funciona a dinâmica, ela não poderá participar e advirta para que não revele o resultado da dinâmica.
É comum as pessoas ficarem surpresas porque elas não esperam ver a imagem delas refletidas no espelho.
Peçam para que não revelem a identidade da pessoa, nem que há um espelho ao invés

de uma foto.
- Depois que todos os escolhidos por você ou voluntários falarem as características, perguntem: “De acordo com as características apresentadas, quem é a pessoa muito importante para o grupo?”
- Há respostas diferentes, quando não há atenção da turma para as afirmações apontadas pelos colegas. É comum alguns acharem que os colegas estão descrendo os traços pessoais do professor ou da professora. Porém, os mais atentos vão observar os contrastes das características e vão perceber que não se referem a uma mesma pessoa.
- Então, revelem o segredo da caixa, mostrando o espelho e falem que as características referem-se a pessoas diferentes, mas que igualmente elas são importantes para o grupo. Ressaltando a sua importância de como somos especiais.


0 comentários:

Postar um comentário