0

Jogos e brincadeiras.

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget)

Sabemos da importância dos jogos para a aprendizagem dos alunos. Depedendo das necessidades dos mesmos alguns dão para ser colocados em prática com êxito.

 Boliche
Objetivo: Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.
Resolver cálculos de adição.

Procedimento: Confeccionar um boliche com 12 garrafas pet, contendo a seqüência numérica de 1 a 12.
Ao apresentar o jogo os alunos irão se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados a contagem do número de garrafas que foram derrubadas.
  Ou, somar as garrafas que foram derrubadas , trabalhando assim com a adição.


Bom para trabalho com alunos com deficiência visual.

 DOMINÓ DAS CORESEste material é feito em madeira,medindo 4 cm de comprimento, 9 cm de largura e 1 cm de espessura. Cada peça possui duas cores. A pintura é feita com tinta lavável
Facilita a nomeação das cores, a discriminação visual e a correspondência um a um. As peças ampliadas permitem melhor manuseio aos alunos com dificuldade de preensão (faculdade de pegar ou agarrar). O material pode ser higienizado devido à tinta lavável.
Fonte: Laboratório de Educação Especial “Prof. Ernani Vidon”, Unesp, Marília, SP.
Adaptação: Rosimeire Francisco Tabanez

 

0 comentários:

Postar um comentário