0

Conselhos para brincar com seu filho ou aluno com deficiências.

Conselhos para brincar com seu filho com deficiências

1- Para o desenvolvimento do jogo da criança com deficiência, é de vital importância que o desenho dos brinquedos seja “para todos”, de forma que as crianças com ou sem deficiência possam utilizar os mesmos brinquedos em similares condições. Desta maneira poderiam unificar-se, por um lado, o processo integrador das crianças com deficiência, nos jogos dos que não a tem, e por outra parte, o desenvolvimento do jogo com brinquedos padronizados, reduziria a diferença com as demais crianças. 

2- É importante escolher brinquedos versáteis que permitam várias formas de interação e aos que possam mudar as regras. Deste modo, será mais fácil adaptar a proposta lúdica do brinquedo às circunstâncias de cada caso.

3- Os materiais do brinquedo que as crianças maiores utilizem devem estar adequados à sua idade ainda que estes se encontrem numa etapa de desenvolvimento anterior. Por exemplo, se proporcionamos um centro de atividades de manipulação a uma criança de 10 anos com deficiência motora, teremos de adaptar seu tamanho e suas propostas de jogo à criança; seguramente não nos servirá um centro de atividades dos quais habitualmente utilizam os bebês.

4- É importante saber que existem normas de segurança para a fabricação dos brinquedos e temos que nos assegurar que as adaptações que iremos efetuar nos mesmos, não vão introduzir perigo algum. Por isso é importante consultar sempre um especialista. 

5- É imprescindível consultar o pediatra ou especialista médico correspondente, no caso em que a criança esteja participando de algum programa de reabilitação, posto que este tipo de profissionais nos ajudarão, sem dúvida, a avaliar a adequação de cada adaptação ou proposta de jogo à problemática de cada criança em particular. 
6- Em certas ocasiões, as crianças que sofrem algum tipo de deficiência, têm ritmos de aprendizagem distintos das outras crianças, por isso é importante questionar e adaptar as indicações de idade que proporciona o brinquedo.

0 comentários:

Postar um comentário