0

PROJETO: A Magia Natalina

Amigas( os), fiz esse projeto para um estágio da educação infantil, e o resultado foi maravilhoso. Espero que gostem!!!!!!!!!!!!!
PROJETO: A Magia Natalina
JUSTIFICATIVA: Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual o significado histórico, religioso do Natal? Como podemos brincar e aprender com este tema?
Este projeto surgiu ao pensar no tema Natal, e no quanto ele pode ser atrativo para as crianças; nas questões acima quanto ás outras.
As crianças assim como os adultos precisam do espírito de Natal para mantermos vivas as chamas da alegria, da esperança e da confraternização desde pequenos.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Adquirir o apreço pelas as atividades natalina, compreendendo o verdadeiro significado do Natal a partir de atividades diversificadas e descontraídas.
Objetivo Específico:
Compreender o significado do Natal.
Conhecer alguns símbolos natalinos.
Realizar atividades diversas sobre o Natal.
Participar do "Natal solidário" com doação de brinquedos para crianças carentes da comunidade escolar.
Viver o verdadeiro significado do Natal; através de pequena ceia e amigo oculto.
Confeccionar e montar uma árvore de Natal na escola.
Apresentar uma dramatização com o tema Natal.
FUNDAMENTAÇÃO TEÒRICA:
No momento em que vivemos onde os valores não são tão importantes pelas famílias como há alguns tempos atrás , é preciso desenvolver algo que resgate certos valores de família , solidariedade, amizade de forma atraente, que uma escola e família  formando uma só parceria.
O Natal não é apenas um único momento de estarmos vivendo esses valores; mas é uma época ideal para se começar e quanto mais cedo comerçarmos ( com os nossos alunos da educação infantil), mas fácil fica para formarmos crianças capazes de viver solidariamente no mundo em que estamos.
Como diz Viving" Natal! Está é a estaçãoi para acender o fogo da hospitalidfade no corredor, o cordial fogo da caridade no coração. (2010)
Quando as crianças experimentam esses valores, elas executam um poder de compreender o mundo, respeitando amigos, parentes e familiares de maneira sincera. E , estando presente desde cedo nas atividades das crianças, as mesmas desenvolvem suas potencialidades e vai construindo sua identidadee começa a interagir socialmente;e podemos conseguir tudo isso com ajuda indispensável do lúdico.
A ludicidade é essencial nessa faixa etária ( 03 a 05 anos), valoriza a criatividade, a sensibilidade, a afetividade, possibilitando as crianças inserir-se atividades socialmente compartilhada com outros. E ao ser trabalhando com o tema Natal facilita bastante, já que enfatiza bastante esses sentimentos.
METODOLOGIA:
Este projeto será realizado numa turma de educação infantil, podendo também ser para o ensino fundamental.
Este reflete sobre o verdadeiro significado do Natal, bem como sua contribuição para a formação de cidadãos solidários, contribuindo também através das atividades realizadas para o processo de ensino- aprendizagem.
Os desenvolvimentos das atividades serão bem diversificadas de acordo com o nível da turma. Efetuar-se atividades dinâmicas utilizando a ludicidade como recursos facilitador e agilizador de aprendizagem.
Partindo desse pressuposto o projeto: A Magia Natalina, será efetivado da seguinte forma:
Conversa dirigida fazendo levantamento com a criança sobre o que sabem do natal; como é comemorado e etc.Assistir o vídeo do menino jesus e montar na sala de aula o mini présepio.Desenhos para colorir.Músicas natalinas diversas.Dobraduras e confecção de árvore natalina.Confecção de cartões, caixa de presente e painel para exposição.Dinâmicas e brincadeiras dirigidas.Fantasias e máscara para apresentação.Entre outros.
RECURSOS:Mediante a metologia trabalhada. podem usar vários recursos a critério do docente.DVD( Aparelho.)Data showSlidesPapel diversosTintaSomCDSEntre outros
CULMINÂNCIA:
Acontecerá no último dia do projeto, com a exibição de algumas atividades feita, a apresentação do amigo oculto, a apresentação ensaiada, e a ceia natalina, que fica a critério do docente.
O resultado é ótimo. Beijos!!!!!!!!!!!!





0 comentários:

Postar um comentário